Mais de trinta formandos aumentam lista de treinadores de futebol

Trinta e três instruendos participam, desde a passada sexta-feira (19/11), no terceiro curso do Nível "D" da CAF para a província de Maputo. A formação que tem a duração de dez dias, decorre no campo da FMF na Machava, sendo organizado pela Federação Moçambicana de Futebol (FMF), em coordenação com a Associação Provincial de Futebol de Maputo (APFM).

 

Hilário Manjate, Secretário Técnico da (APFM) é o instrutor do curso e o supervisor é Victor Matine, quadro do Departamento Técnico da FMF.

 

Participam do curso professores de Educação Física e ex-praticantes de futebol. Deste último grupo se destacam Gervásio, ex-guarda-redes formado no Estrela Vermelha de Maputo e que representou vários emblemas nacionais e ainda a selecção nacional Sub-20, o defesa central Adino formado no Costa do Sol e também representou vários clubes e vestiu a camisola dos Mambas. Cremildo Nhantumbo que representa a UD Songo é o único "caso" de jogador ainda no activo que participa do curso, segundo ele, aproveitando a oportunidade. Remate Nhanombe antiga jogadora de futebol feminino é a única mulher na instrução.


 


Aposta da FMF é ter treinadores de qualidade

Victor Matine, Supervisor

O curso está sendo muito bem administrado pelos instrutores locais, caso de Hilário Manjate, Santos Fumo e ficamos satisfeitos quando lembramos que são instrutores que foram formados em Inhambane, no ano passado, no âmbito  do programa de formação da FMF. É um trabalho de formação com vista à que Moçambique possa evoluir na qualidade. Portanto, o curso está a corresponder às expectativas. Temos aqui 33 candidatos dos quais antigos praticantes, algo que é motivo de orgulho quando vemos indivíduos como o Adino, Cremildo que jogaram nos Mambas e hoje estão aqui. Isso nos enche de enorme satisfação termos jogadores que têm muita aprendizagem e com alguma experiência no terreno.  Eles querem aliar a isso, a própria ciência que diz respeito a energias do futebol e vão ser modelos de treinadores como praticantes e vão poder demonstrar e transmitir experiências que eles tiveram na sua vivência profissional.

 

 


Aproveitei a oportunidade porque o saber não ocupa lugar

Cremildo Nhantumbo

A minha aposta é aprender sempre como qualquer gostaria de fazê-lo. Aliás, um diz-se que “o saber não ocupa lugar”. Tendo a época terminada, achei melhor aproveitar esta oportunidade, porque são apenas dez dias que valerão a pena. Portanto, estou aqui para aprender e acredito que também pode ser o início de uma outra etapa, ainda não pendurei as botas, oxalá que aconteça isso porque eu gosto de futebol desde menino. Espero que aconteçam coisas boas, é uma experiência nova para mim, mas é sempre bom.

 

 


Estou aqui para aumentar meus conhecimentos

Clodoaldo Tchabana "Adino"

Eu sou treinador da Equipa de Veteranos do Jardim e estou aqui, porque quero aumentar conhecimentos básicos, porque trata-se de uma formação para trabalhar com das camadas de formação e como é sabido por todos, os problemas do futebol moçambicano são problemas de base, então estou focado para trabalhar com os seniores. Claramente que o objectivo é esse mesmo e é ambição de qualquer treinador. Infelizmente, o campeonato de veteranos está parado há dois anos devido à pandemia, provavelmente irá arrancar em Janeiro. É bom saber que já temos instrutores moçambicanos, por isso sempre que houver algum curso aconselho a qualquer um a fazê-lo para aumentar os seus conhecimentos.



 

Quero entrar no mundo de futebol como treinadora

Remate Nhanombe

Sou a única mulher neste curso e sinto que as minhas perspectivas são boas e tendo em conta que fui atleta, então para mim é fácil. A ideia é mesmo engrenar no mundo do futebol como treinadora e com esta formação de Grassroots estamos, a saber como conduzir o futebol. A partir desta formação que a FMF em parceria com Associação Provincial de Futebol de Maputo está a ministrar, acredito que muitos que jogaram futebol querem agora estar do outro lado, como treinadores a comandar equipas. Como atleta já sei o que a pessoa sente quando está dentro do campo, agora quero sentir a outra parte quando se está fora a orientar. Para já convido outras mulheres que não é coisa de outro mundo, estamos numa inovação, vamos para frente vamos todas entrar no futebol.

 

FMF