Mambinhas Sub-17 de volta à COSAFA

A Selecção Nacional de Futebol Sub-17 em masculinos está de volta às competições da zona austral com a disputa da Taça COSAFA 2022 a ter lugar no Malawi de 2 a 11 de Dezembro.

 

Moçambique vai integrar o grupo B com a Zâmbia, África do Sul e Seychelles. O grupo A será integrado por Malawi, Botswana, Namíbilia e Angola.

 

Os pupilos de Dário Monteiro entram em cena no Bingu National Stadium, no dia 3 de Dezembro diante da Zâmbia para depois jogarem com a África do Sul (5 de Dezembro) e por fim as Ilhas Seychelles no dia 7 de Dezembro.

 

Das actas da COSAFA, consta que Moçambique tem participado na competição de forma esporádica ao longo dos anos. Os sub-17 foram vice-campeões há três anos, mas não estiveram nas duas últimas edições da competição regional e naturalmente expectantes para deixar sua marca.

 

Moçambique foi vice-campeão na primeira competição disputada em 1994, quando liderou seu grupo com vitórias sobre Botsuana e Lesoto, ambos por 1 a 0, e empatou em 2 a 2 com o Zimbábue.

 

A equipe venceu a Zâmbia por 2 a 1 nas semifinais, mas depois perdeu pelo mesmo placar para a África do Sul na decisão. Eles foram desqualificados do torneio de 2001 após colocar jogadores inelegíveis e, incrivelmente, não retornaram até 2017.

 

A presente edição da COSAFA é parte dos Jogos da Região 5 e dá acesso ao CAN Sub-17. Neste contexto, a equipa espera fazer a sua terceira aparição na Argélia em 2023, mas para isso deverá ser uma das equipas finalistas em Lilongwe.

 

Eis a súmula da participação de Moçambique nos últimos cinco torneios finalizados:

2017 – Fase de grupos

2018 – Fase de grupos

2019 – Vice-campeão

2020 – Não entrou

2021 – Não entrou

 

FMF