Tricolores renascem, Sofala estreia-se e Pemba regressa: o novo mapa do Moçambola 2026 está desenhado



Depois de seis anos fora da elite do futebol moçambicano, o Clube de Desportos da Maxaquene garantiu o tão aguardado regresso ao Moçambola com uma exibição de classe e determinação na final da zona Sul da “Poule de Apuramento ao Moçambola 2026”. Em pleno Campo do Costa do Sol, os “tricolores” venceram a Estrela Vermelha de Maputo por 2-1 com golos de Eugénio “Palhaço” e Kino e fixaram o agregado final em 4-2, carimbando o retorno com honra.

 

Naquela tarde de domingo, no jogo da segunda mão, o Maxaquene entrou cauteloso, segurou a vantagem no primeiro tempo e, logo aos 50 minutos, “Palhaço” inaugurou o marcador. O Estrela Vermelha reagiu aos 67’ através de Scaba, mas a resposta dos “tricolores” não tardou: Kino, lançado no segundo tempo, desfez o empate e selou o triunfo. A festa explodiu nas bancadas, com adeptos e fogos de artifício a celebrar o regresso à elite.

 

 

 

Centro  consagra subida históricas

 

Pela Zona Centro, a Liga Desportiva de Sofala alcançou pela primeira vez na sua história a subida ao Moçambola. Depois de vencer por 1-0 a primeira mão da finalíssima contra o Futebol Clube da Beira, voltou a bater a equipa beirense pelo mesmo resultado na segunda mão com um tento de Ibrahimo fixando o agregado em 2-0.



 

Pembinha vence o derby do Norte

 

Na Zona Norte, a Associação Desportiva de Pemba, 25 anos depois da sua última presença, carimbou a subida ao vencer o Desportivo de Pemba no desempate por grandes penalidades (5-3), depois de um empate agregado de 2-2. O “Pembinha” regressa com honra à principal montra do futebol nacional.

 

2026 terá novos rostos na elite do futebol moçambicano

 

Com estas decisões, Maxaquene (Zona Sul), Liga Desportiva de Sofala (Zona Centro) e Associação Desportiva de Pemba (Zona Norte) garantem presença no Moçambola-2026. A diversidade geográfica destas subidas sublinha o dinamismo e alcance nacional da competição, garantindo renovação e novos desafios no próximo campeonato.

 

FMF | Comunicação