FIFA Elite Referees Course reúne 37 árbitros de todo o país em Maputo

A Federação Moçambicana de Futebol (FMF) acolhe, de 24 a 28 de Agosto de 2026, em Maputo, o Curso de Árbitros de Elite da FIFA, uma formação que reúne 37 árbitros provenientes de todas as províncias do país, com o objectivo de reforçar a qualidade e a preparação da arbitragem moçambicana.



 

A formação conta com 17 árbitros principais e 20 árbitros assistentes, incluindo 13 mulheres e 24 homens, reflectindo a aposta na capacitação e no desenvolvimento de uma arbitragem cada vez mais qualificada e inclusiva.

 

O curso é orientado pelo instrutor FIFA Paulo Marques, da África do Sul, contando igualmente com a participação de Ainad Remane, como instrutor técnico; Ivan Bulo e Ângelo Mucavele, como instrutores físicos; e António Massango, em representação da Comissão Técnica Nacional (CTN).

 

Preparação física marca início dos trabalhos

 

Os participantes iniciaram os trabalhos com testes físicos realizados esta manhã no Estádio Nacional do Zimpeto, tendo todos sido aprovados. O desempenho demonstrado nesta primeira etapa evidencia o nível de preparação dos árbitros e a importância de uma condição física adequada para responder às exigências da arbitragem moderna.

 

Ao longo dos cinco dias, os participantes terão contacto com conteúdos técnicos e práticos orientados para as actuais exigências da arbitragem internacional. Entre as matérias previstas estão a arbitragem moderna, as principais actualizações às Leis do Jogo, treino de força e velocidade e treino integrado, entre outros conteúdos.

 

A formação pretende, deste modo, proporcionar aos árbitros ferramentas técnicas e físicas que lhes permitam melhorar o desempenho dentro das quatro linhas e acompanhar a evolução do futebol e das exigências da arbitragem contemporânea.



 

A realização do curso em Maputo reforça o compromisso da FMF com a formação contínua dos agentes do futebol, particularmente dos árbitros, cuja competência e preparação são fundamentais para garantir maior qualidade, rigor e credibilidade nas competições nacionais.

 

Ao reunir representantes de todas as províncias, o Curso de Árbitros de Elite da FIFA constitui igualmente uma oportunidade de partilha de conhecimentos e experiências, contribuindo para elevar, de forma transversal, o nível da arbitragem em Moçambique.

 

FMF | Comunicação