Secretários-Gerais discutem Marketing e Gestão do Jogo

Decorre desde segunda-feira até a próxima sexta-feira o GS Academy, um evento fruto da parceria CAF/UEFA Assist que congrega 13 secretários-gerais de vários países de África, bem como os secretários-gerias da CECAFA (Conselho das Associações de Futebol da África Oriental e Central), COSAFA (Conselho das Associações de Futebol da África Austral) e UNIFFAC (União das Federações de Futebol da África Central).

 

Depois de abordar  governança e estratégia e finanças e recursos humanos na segunda e terça-feira, respectivamente, o dia de hoje foi reservado à sessão de Marketing orientada por Kenny MacLeod, Consultor de Marketing da UEFA. No quadro de conteúdos, as discussões estiveram centradas nas atribuições de um Departamento de Marketing de uma Federação de Futebol as quais passam por planear e implementar aspectos relacionados ao desenvolvimento da marca, engajamento de adeptos, design criativo, geração de receitas, activação do jogo e conteúdo digital e social. Foram igualmente debatidos os aspectos inerentes à geração de receitas.

 

No período da tarde, a sessão esteve virada para dois temas vitais, a gestão do jogo conduzida pelo consultor UEFA, Pedro Correia e a comunicação liderada, mais uma vez, por Kenny MacLeod. Na sequência os participantes efectuaram uma visita à casa do futebol onde passaram a conhecer as instalações e o staff que implementa as actividades quotidianas na gestão do futebol nacional.

 

Amanhã, quinta-feira, as sessões seguirão o mesmo formato antes do encerramento na manhã de sexta-feira com a recapitulação dos conteúdos e análise de estudos de caso.

 

Estão representadas no encontro as federações do Botswana, Comores, República Democrática do Congo, Etiópia, Gana, Lesotho, Libéria, Moçambique, Namíbia, Serra Leoa, Somália, África do Sul e Togo.

 

FMF