Governo felicita FMF por ceder AMEC ao dispor do desporto nacional

O governo, através do Secretário de Estado do Desporto, Carlos Gilberto Mendes, felicitou esta quinta-feira a Federação Moçambicana de Futebol (FMF) por esta colocar à disposição as instalações da Academia Mário Esteves Coluna (AMEC) da Namaacha ao serviço do desporto.

 

O governante fez este pronunciamento durante o acto da entrega da AMEC à Secretaria de Estado do Desporto a qual e entregará por sua vez, nos próximos dias, ao Comité Olímpico de Moçambique (COM) para ser novo gestor e transformar em Centro de Alto Rendimento. Foram signatários do compromisso, o presidente da FMF, Feizal Sidat e a Directora Geral do Fundo de Promoção Desportiva (FPD), Amélia Cabral Chavana.

 

O Secretário de Estado do Desporto considerou esta cedência como “fruto de uma visão estratégica tendo em vista um espaço de eleição com condições climáticas e materiais para a produção de talentos. Este espaço que é hoje entregue à SED será repassado ao COM que é a umbrela de todas as federações desportivas nacioanis. O FPD vai ao terreno buscar os parceiros para ao apetrechar o espaço e em trabalho conjunto com o Departamento de Rendimento trabalhará para a lapidação de talentos. Nos dias que se seguem será feito evento similar com o COM.”

 

Por seu turno, o presidente da FMF, Feizal Sidat lembrou que a infraestrutura era gerida pela organização que dirige desde o ano 2002 tendo registado momentos históricos na formação e jogadores e formado treinadores sonantes como Arnaldo Salvado e Nacir Armando, entre muitos outros. Por outro lado, ressalta os vários cursos de formação de instrutores e árbitros e muitos outros profissionais do futebol naquele lugar.

 

“Fazemos a entrega das instalações bastante tranquilos entendendo que as outras modalidades também vão beneficiar deste espaço e orgulhar Moçambique. Não temos mágoas e estamos certos que entregamos as instalações em boas mãos, à SED uma instituição com outra capacidade em relação a nós.”

 

O dirigente do órgão gestor do futebol nacional fez saber que o sonho de formar continua firme pois, a FMF vai beneficiar de um espaço de dez hectares, no Complexo Desportivo do Zimpeto onde vai construir o Centro Técnico da FMF Mário Esteves Coluna. “No Zimpeto vai funcionar uma catedral para servir o desporto em geral e não apena para jogos futebol”, disse Sidat.

 

Referir que na cerimónia estiveram para além do Secretário de Estado do Desporto e presidente da FMF, membros séniores do quadro das duas entidades e autoridades locais.

 

FMF