Um precioso empate para começar o futuro



A selecção nacional de futebol, os Mambas empatou (0-0) esta sexta-feira, no Estádio Nacional do Zimpeto, em Maputo, com a sua congénere da Costa do Marfim e conquistou um precioso ponto, na partida do arranque dos jogos do Grupo ”D” da fase de Qualificação, zona africana, para o Mundial de Futebol da FIFA Qatar 2022.

 

Reconhecendo a grandeza do seu adversário, Horácio Gonçalves lançou para o palco uma equipa com claras intenções de defender a tudo o custo uma provável pressão de uma das potências africanas de futebol. Algum nervosismo e imprecisão nos passes quase ofereceram o jogo ao adversário que só não chegou ao golo, porque em momentos cruciais a defesa moçambicana soube se posicionar.

 

Na primeira parte, Moçambique demonstrou dificuldades em chegar ao último terço do adversário enquanto que o adversário construía o jogo ao ponto de criar jogadas que constituíam ameaça. No último quarto de hora, os Mambas respiraram fundo e mostraram-se mais activos chegando a fazer mais investidas com jogadas bem estruturadas.

 

Na segunda tarde esperava-se, de ambas as partes, uma intervenção algo mais viva e o aparecimento de golos. Entretanto, apesar de melhor que a etapa inicial, na complementar as equipas não saíram do nulo ainda que os timoneiros das duas colectividades tivessem operado mudanças no xadrez inicial.

 

Os jogadores deram o melhor de si, mas porque ninguém foge do destino, o esforço não suplantou um empate sem abertura de contagem que prevaleceu até ao apito final.

 

Na acta do jogo fica o segundo empate arrancado pelos Mambas aos Elefantes, num total de cinco encontros. O primeiro foi em 2011, no estádio da Machava (1-1), sendo que nos outros três confrontos os marfinenses levaram a melhor.

 

Para a segunda jornada, os Mambas vão defrontar, na próxima terça-feira, o Malawi, em Joanesburgo, África do Sul e para fechar a primeira volta do grupo, Moçambique vai viajar a Camarões para jogar com a selecção daquele país,  em princípios de Outubro.

 

FICHA TÉCNICA

MOÇAMBIQUE - Ernâni; Ocazias, Norberto, Zainadine, Martinho e Reinildo; Candinho (Nilton, 46'), Shaquille, Bruno (Estevão, 60'); Melque (Neymar, 56') e Miquissone (Geny 60').

Treinador: Horácio Gonçalves

 

COSTA DO MARFIM - G. Sylvain; Kamara, Kossonou, Diamonde, Konan; Serey, Sangere, Maiga (Jeremie, 55'), Kouassi (Franco, 55'), Gradel e Haller (Konaté, 85')

Treinador: Patrice Beaumelle.

 

Árbitros (todos do Burundi): Pacifique N. Wenimana (principal), Emery Niyongabo (1º assistente), Pascal Ndimuzigo (2º assistente) e Georges Gatogato (4º- árbitro).

 

Comissário: Ahmed Iddi Ngoyi (Tanzania)

 

 


Foi um jogo muito táctico

Horácio Gonçalves, seleccionador nacional

Entramos com algum nervosismo. Tivemos dificuldades durante largo tempo da primeira parte, por causa do nosso posicionamento. Falhamos muitos passes e não fechamos bem os espaços. Tivemos que atacar pela esquerda e foi quando conseguimos ter a bola. Penso que não podemos ter esse tipo de mentalidade de esperar pelo adversário para irmos atrás da bola.

 

 


Está de parabéns a equipa

Feizal Sidat, Presidente da FMF

Está de parabéns a equipa. Como podemos ver, é uma equipa de jovens e a maioria  joga no campeonato interno. Defrontamos um adversário com jogadores que actuam em grandes clubes da Europa. Portanto, esteve bem a equipa respeitando a estratégia do treinador que disse estar a preparar uma equipa para o futuro.

 

FMF