BVM e FMF encorajam criação de SAD's no país

A Bolsa de Valores de Moçambique (BVM) e a Federação Moçambicana de Futebol (FMF) partilham o sentimento de encorajamento da criação das Sociedades Anónimas Desportivas (SAD) pelo valor que elas têm no desenvolvimento do desporto.

 

O sentimento foi expresso, esta terça-feira, pelos respectivos dirigentes, nomeadamente Salim Valá, Presidente do Conselho de Administração da Bolsa de Valores de Moçambique (BVM) e Feizal Sidat, Presidente da Federação Moçambicana de Futebol (FMF) ao fim de uma visita que o dirigente da BVM efectuou à "Casa do Futebol”.

 

"Foi um enorme prazer conhecer o património da federação, seus projectos, perspectivas, desafios, inclusivamente para colocar o nosso futebol num patamar mais digno nas nações”, disse Salim Valá.

 

Salim Valá referiu ter observado na interação com o dirigente da FMF que a criação das SAD’s é algo que a federação considera valiosa e como a BVM pode colaborar para que no futuro estas sejam um instrumento para a sustentabilidade e vitalidade do desporto, particularmente do futebol e constituírem um elemento que agrega valor.



 

O dirigente reconheceu que a legislação das SAD’s tem mais ou menos seis anos, entretanto no país não temos ainda nenhuma SAD. “É um processo, mesmo os países com outra pujança económica também não têm muitas SAD’s. Então é um desafio que deixamos aqui, e como BVM estamos preparados para poder dar o suporte naquilo que são as nossas competências e obviamente sentimos que há um grande interesse por parte da federação, Secretaria de Estado do Desporto, associações e clubes”, referiu.

 

Valá sustenta que a BVM tem o papel de capacitar, consciencializar, informar e trabalhar em conjunto para que se tenha a breve trecho um clube desportivo em Moçambique como SAD.

 

Informações avançadas, na ocasião pelo PCA da BVM, indicam que já foram estabelecidos contactos com vários clubes nacionais havendo convites para diferentes províncias onde as equipas da BVM vão interagir com os clubes num processo focado na aprendizagem, tratando-se de uma nova realidade.

 

Reagindo à visita do PCA da BVM, o Presidente da FMF, Feizal Sidat, afirmou apreciou a visão do empresário e afirmou tratar-se de um caminho que poderá agregar valor à FMF e ao desporto em geral, uma vez que aceitou “fazer a visita de cortesia e discutir aspectos que permitem que a BVM se junte aos projectos da FMF, como um parceiro”.

 

FMF