FMF e LMF renovam cedência de direitos de competições

A Federação Moçambicana de Futebol (FMF) e a Liga Moçambique de Futebol (LMF) assinaram esta quinta-feira, em Maputo, um acordo de renovação para a cedência dos direitos de organização e exploração de competições á Liga Moçambicana de Futebol (LMF).

 

O acto que teve lugar na sede social da FMF onde o documento foi rubricado pelos presidentes das duas instituições desportivas, nomeadamente, Feizal Sidat da FMF e Ananias Cuana da LMF. Trata-se de um acordo que, anualmente, as duas partes assim para permitir que a LMF possa gerir a maior prova do futebol nacional.



 

No acordo está explícito que para este ano, o Moçambola será de 12 clubes, podendo, nos próximos anos subir até 16 ou baixar até 10, tudo em função das condições criadas para realização da prova.

 

Na ocasião, o presidente da FMF fez saber a necessidade do rigor nos requisitos exigidos aos clubes para participar da prova, nomeadamente, o licenciamento, infraestruturas (campo, balneários), condições de segurança, entre outros aspectos.

 

O mesmo dirigente referiu que já está em curso o trabalho de inspecção aos clubes do Moçambola e que a equipa de inspecção tem deixado recomendações claras para que os clubes visados criem as condições exigidas em prol da qualidade do nosso futebol.

 

Por sua vez, o presidente da LMF exortou aos clubes para encararem o processo de licenciamento com muita responsabilidade porque é uma garantia de crescimento e desenvolvimento das agremiações desportivas.

 

 

 

Luís Canhemba e Inácio Bernardo na reestruturação da LMF

Entretanto, uma das revelações feitas na ocasião pelo presidente da LMF, Ananias Couana é que o órgão gestor do Moçambola vai entrar na fase de reestruturação, em várias áreas.

 

Para o efeito, foram convidados para este projecto duas figuras sobejamente conhecidas no panorama desportivo nacional, nomeadamente, o Professor Inácio Bernardo que já assumiu vários cargos quer ao nível de clubes, quer nas instituições desportivas do Estado e Luís Canhemba que trabalhou durante vários anos como gestor na União Desportiva de Songo.

 

As duas figuras vão integrar a equipa para trabalhar juntamente com os técnicos da UEFA no âmbito do programa “UEFA Assist”, com vista a estudar vários cenários com foco na sustentabilidade daquele órgão gestor do Moçambola.

 

"O nosso objectivo e trabalhar com vista a tornar a LMF sustentável", disse na ocasião Luís Canhemba.

 

FMF