COSAFA Femininos 2023: Moçambique empata na abertura

A Selecção Nacional de Futebol Sénior Feminina estreou-se esta quinta-feira com um empate a zero diante da congênere da Zâmbia, na 11ª edição da Taça COSAFA 2023.

 

A partida teve lugar no Lucas Moripe Stadium, Pretória, África do Sul, palco no qual Moçambique enfrentou a campeã em título.

 

As duas selecções proporcionaram ao público um grande espectáculo de futebol num reencontro cinco anos depois. No último jogo, realizado a18 de Setembro de 2018, as zambianas levaram a melhor vencendo por 3-0, em Port Elizabeth.

 

Não obstante, as comandadas de Luís Fumo mostram sinais de evolução e exibiram uma boa prestação ombreando com talento e perspicácia diante de um adversário de gabarito mundial. O equilíbrio não rendeu golos, mas um ponto para cada lado, impulsionando as equipas a trabalhar pela vitória nos confrontos a seguir já no dia 8 de Outubro.

 

Reagindo na Conferência de Imprensa pós-jogo, o seleccionador nacional, Luís Fumo mostrou-se satisfeito com o nulo e afirmou ter sido um bom jogo no qual a sua equipa tentou dar o seu melhor, principalmente na defesa.



 

Ao nível individual, Isaura Chidembo, defesa moçambicana, foi eleita a melhor em campo arrecadando o prémio oferecido pela Hollywoodbets, patrocinadora do evento.

 

Na outra partida do grupo “B”, Angola esteve em alta impondo o seu poderio diante das Ilhas Comores por 5-0. Com este quadro, as “Welwitschias” lideram o grupo com três pontos, seguindo Zâmbia e Moçambique com apenas um ponto e no fundo da tabela Comores.

 

Na próxima jornada, agendada para o dia 8 de Outubro, Angola e Zâmbia medem forças no Dobsonville Stadium, às 12.00 horas, enquanto que Moçambique terá pela frente as Ilhas Comores (15.30 horas), no mesmo recinto.

 

FMF