COSAFA 2024: Segunda Parte à Turbo Garante Empate Perfumado

África do Sul, 1 - Moçambique, 1

A Selecção Nacional de Futebol empatou (1-1) nesta quarta-feira com a sua congénere da África do Sul, no jogo de abertura oficial da Taça COSAFA, que decorre, em Port Elizabeth, África do Sul, até ao próximo dia 7 de Julho.

O jogo que teve lugar no NMB Stadium, foi antecedido por  Eswatini e Botswana que empataram 0-0. Ambos os jogos são referentes ao Grupo-A.

 

Começar dominado

e terminar dominante

Foi um jogo com duas faces distintas, uma primeira parte dominada pela África do Sul, cujo esforço foi premiado pelo golo do seu “capitão” Dortler, num lance de insistência depois de um pontapé de canto da direita.

Vale dizer que a pressão dos Bafana-Bafana começou cedo e aos quatro minutos, Valebayi respondendo a cruzamento da direita viu o seu remate de cabeça devolvido pelo poste esquerdo da baliza de Acácio.

Os Mambas ainda procuravam espaços para sair do seu meio-campo, mas a pressão era maior que só o jogo de paciência Moçambique podia evitar o pior.

Ao fim do primeiro quarto de hora, Moçambique com Dário Melo muito interventivo conseguiu respirar com sinais de recuperação territorial.

Aos 25 minutos, numa jogada inteligente, Dário Melo, surge na direita, passa a linha divisória viu o

guarda-redes sul-africano adiantado e tenta um grande chapéu só que o mesmo guarda-redes foi mais lesto, recuperando o terreno e evitando o pior.

Victor Matine estava permanente a dar instruções a equipa mas a África do Sul chegaria ao golo aos 39 minutos, vantagem com que terminou a primeira parte.

O intervalo poderá ter sido importante para os Mambas que voltaram com novo fato-macaco. Victor Matine ao trazer duas substituições acertadas, nomeadamente as entradas de Chamito e Fernando para os lugares de Momede e Abel.

Foi quando se cheirou o potencial desta rapaziada com um futebol quase de “encher o olho”. Segurança, confiança e algumas notas artísticas.

A África do Sul tremeu e potenciou um futebol de passe longo, contra a suavidade e beleza de Moçambique.

Aos 64 minutos, Dário Melo rouba a bola no meio-campo, descaído à esquerda, flecte para o interior e serve a Chamito e ganha espaço e de fora da área fuzila rasterio para o ângulo inferior esquerdo que o guarda-redes Mpoto se esticou em vão para evitar o já merecido empate.

O resto do tempo foi continuidade intensidade de Moçambique com possibilidades de voltar marcar contra uma África do Sul que também chegava à baliza de Acácio, mas (já) com muitos nervos à flor da pele. O apito final do juiz das Comores pôs o ponto final de sofrimento escondido dentro e fora do campo.

 

Ficha técnica

NMB Stadium, PortElizabeth

Comissário do jogo: Khiba Mahianyane (Lesotho).

Árbitro: Mohamed Athoumani (Comores); auxiliado por Aswet Leeluck (Maurícias) e Zamani Simrlane (Eswatini) e Eyobel Michael. Quarto árbitro M. Negongo Naftal (Namíbia)

Disciplina: amarelo para Fernando (54’), Dário (73’) e Moloisane (83’)

ÁFRICA DO SUL: Mpoto; Matulidi, Moloisane, Dortler e Mooise; Poggenpeol (Grégory, 58’), Brooks, Kwayiba; Titus (Moremi, 64’), Sibanyoni (Cupido, 75’) e Valebayi (Mojela, 64’).

Treinador: Helman Mkhalele

MOÇAMBIQUE: Acácio; Valter, Bonera e Ossama; Carrelo e Abel (Fernando, 45’); José (Edmundo, 80’), Dário e Nhambire;  Gianluca (Miguel, 70’) e Momede (Chamito, 45’)

Treinador: Victor Matine

Golos: 1-0, Dortler (38'); 1-1, Chaimito (64’).

 

Reacção

 

A equipa libertou-se tarde

-          Victor Matine

 

"Nos primeiros minutos fomos pressionados, porque a África do Sul esteve bem. Na segunda parte fiz duas substituições estratégicas que surtiram efeito e conseguimos marcar e dominar o jogo. É um resultado justo para os milhões de moçambicanos que nos apoiam. Este é um grupo de jovens que procuram oportunidade de evoluir para a equipa principal. Há que felicitar também a COSAFA Vamos continuar a trabalhar para os próximos jogos, nesta quinta-feira vamos treinar e descansar."

 

Estou satisfeito

mas queríamos vitória

 

-          Helman Mkhalele

 

"Estou satisfeito pelo desempenho da equipa. Dominamos a primeira parte, criamos oportunidades de golos e marcamos um, mas na segunda parte, Moçambique esteve melhor. Vamos trabalhar para lutar pelas vitórias nos próximos jogos."

 

FMF