COSAFA Sub-17 Masculinos: Moçambique conquista bronze e está no CAN

A Selecção Nacional Sub-17 de Moçambique garantiu a qualificação para a fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN) Sub-17 de 2026, que terá lugar em Marrocos, ao conquistar o terceiro lugar da Taça COSAFA 2025.

 

No jogo de atribuição da medalha de bronze, disputado no Estádio Ngoni Mwos, os “Mambinhas” venceram as Comores por 3-0, numa exibição de grande qualidade. Joaquim Mubai abriu o marcador aos 38 minutos, e na segunda parte Marcos Lázaro (#9) brilhou com um bis (57’ e 75’), assegurando o triunfo e recebendo ainda a distinção de Melhor em Campo.



 

Com este resultado, e após conquistar a segunda edição da Cascais Lusocup, Moçambique regressa ao pódio da competição e reforça a sua presença no mapa do futebol jovem africano, garantindo o passaporte para a maior montra continental da categoria.



 

A COSAFA 2025 evidenciou o equilíbrio competitivo e a qualidade técnica e táctica das equipas participantes. Moçambique foi distinguido com o prémio de Equipa Fair Play, sublinhando o compromisso com os valores do desportivismo e do jogo limpo. Além do reconhecimento colectivo, dois jogadores moçambicanos mereceram destaque no XI Ideal da Competição: o médio Allan Figueiredo e o defesa Pires Vera, confirmando o talento emergente do futebol nacional.

 

Outras distinções:

Luva de Ouro (Melhor Guarda-Redes): Gelson Dala (Angola)

Bota de Ouro (Melhor Marcador): Pedro António (Angola)

Jogador do Torneio: Omphemetsi Sekgotho (África do Sul)

 

Na final da prova, a África do Sul sagrou-se campeã ao vencer Angola por 2-1.

 



FMF | Comunicação