Maputo acolhe Workshop de Segurança e Protecção da CAF

A Confederação Africana de Futebol (CAF), em parceria com a Federação Moçambicana de Futebol (FMF), promove de 28 a 30 de Outubro, em Maputo, o Workshop de Segurança e Protecção, no âmbito da iniciativa CAF Safe Stadium Initiative, um programa continental que visa fortalecer a capacidade operacional e os padrões de segurança nos jogos de futebol em África.

 

O evento, que decorrerá numa das salas de formação da FMF e incluirá uma componente prática no Estádio Nacional do Zimpeto, reunirá oficiais de segurança de clubes nacionais, representantes de organizações desportivas governamentais, membros da Polícia da República de Moçambique, seguranças privadas e outros profissionais ligados à área da segurança desportiva.

 

Durante três dias, os participantes serão conduzidos por instrutores certificados pela CAF, que abordarão temas cruciais como “Desafios da segurança e protecção em África”, Regulamentos de Segurança da CAF, Protecção de jogadores, oficiais e VVIPs, Stewarding, Acreditação e Controlo de Acessos, Gestão de Bilhética, Determinação e gestão da capacidade dos estádios, Gestão de multidões, Planeamento de contingência e emergência, e Itens proibidos e pirotecnia.

 

O último dia do workshop será dedicado a uma sessão prática no Estádio Nacional do Zimpeto, onde os formandos terão oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em cenários simulados de controlo de acesso, evacuação e gestão de público.

 

Segundo a FMF, esta formação enquadra-se no compromisso da instituição em “elevar os padrões operacionais de segurança e protecção nos jogos de futebol domésticos”, reforçando a sua aposta na profissionalização e prevenção de incidentes durante competições nacionais.

 

A CAF Safe Stadium Initiative é um programa estratégico lançado pela CAF com a missão clara de atingir “zero mortes em jogos de futebol em África”. A iniciativa pretende promover uma cultura de segurança, protecção e serviço, prevenir ataques a árbitros, jogadores e equipas técnicas, evitar má gestão de multidões, e elevar os padrões mínimos de segurança nos estádios do continente.

 

Com esta acção, Moçambique reforça o seu alinhamento com as melhores práticas continentais e internacionais na área da segurança desportiva, demonstrando o empenho das suas autoridades e da FMF em garantir eventos de futebol mais seguros, organizados e sustentáveis.

 

FMF | Comunicação