Moçambique decide apuramento para o CAN de Futsal frente à Mauritânia

A Selecção Nacional de Futsal vai disputar o acesso ao Campeonato Africano das Nações (CAN) de Futsal, Marrocos 2026, diante da Mauritânia, na segunda e última fase de qualificação, conforme ditou o sorteio realizado esta quarta-feira (7/2), em Rabat.

 

A qualificação envolve dezoito selecções africanas e será disputada em duas rondas, apurando sete equipas que se juntarão ao anfitrião e tricampeão africano, Marrocos, na fase final da competição.

 

Moçambique e Mauritânia entram directamente na segunda e decisiva eliminatória, a ser disputada em duas mãos. A primeira mão está marcada para os dias 3 ou 4 de Fevereiro de 2026, na Mauritânia, enquanto a decisão do apuramento terá lugar em Maputo, na segunda mão, agendada para 7 ou 8 de Fevereiro.

 

Nesta ronda decisiva, os vencedores dos confrontos garantirão presença no CAN de Futsal Marrocos 2026. Para além do embate entre Mauritânia e Moçambique, o sorteio definiu ainda os duelos Gana-Zâmbia e Guiné-Argélia, que completam o quadro de selecções a lutar pelas vagas restantes.

 

A primeira ronda de qualificação, que decorre entre 23 e 28 de Janeiro de 2026, apurará as equipas que irão defrontar as selecções mais bem posicionadas no ranking mundial, nomeadamente Angola, Costa do Marfim, Egipto e Líbia, igualmente na segunda fase.

 

Com este enquadramento, Moçambique terá pela frente um duplo compromisso decisivo, com o objectivo claro de garantir a presença entre as melhores selecções africanas de futsal no maior palco continental.

 

FMF | Comunicação