Mambinhas Sub-15 já estão no Azerbaijão e preparam estreia diante de Madagáscar

A Selecção Nacional de Futebol Sub-15 já se encontra em Baku, capital do Azerbaijão, onde participa na primeira edição do Mundial e Festival Sub-15 da FIFA 2026, que decorre de 22 a 31 de Outubro. Depois de uma viagem longa, a comitiva moçambicana chegou ao destino ao final da manhã de terça-feira, tendo aproveitado o restante período para descanso e recuperação.

 

Esta quarta-feira (21), os Mambinhas realizam uma sessão de treino de descontração e adaptação às condições climatéricas locais, dando início à preparação para o primeiro compromisso da competição, diante de Madagáscar, referente à jornada inaugural do Grupo T. O encontro está agendado para sábado, às 09h30, hora de Moçambique.

 

A equipa técnica e os jogadores encaram a participação com expectativas de realizar uma prestação positiva e representar condignamente o país nesta primeira edição da competição, que reúne jovens futebolistas de diferentes partes do mundo.

 

Em declarações à FMF, a chefe da delegação moçambicana, Esmeralda Jorge, considerou tranquila a viagem, apesar do desgaste provocado pela distância, e destacou as condições proporcionadas pela organização, particularmente ao nível do alojamento, alimentação e segurança.

 

“São cerca de três mil pessoas alojadas num enorme complexo que reúne todas as condições necessárias para o bem-estar dos atletas, tendo em conta a sua faixa etária”, frisou.

 

Entretanto, várias selecções participantes continuam a chegar a Baku, sobretudo as provenientes de regiões geograficamente mais distantes do Azerbaijão. Durante a viagem, a delegação moçambicana partilhou o primeiro percurso, da África do Sul ao Dubai, com a selecção do Lesoto. Já no Dubai, os Mambinhas seguiram para a capital azeri no mesmo voo que transportou as selecções do Lesoto, Angola e Timor-Leste.

 

FMF | Comunicação