FMF e CAF reúnem em prol do futebol Moçambicano

Reuniões de trabalho em Cairo abrem mais uma página no desenvolvimento do futebol nacional

 

Depois de participar, na sexta-feira (26/11), na Assembleia-Geral Extraordinária da Confederação Africana de Futebol (CAF) no Cairo, Egipto, a Federação Moçambicana de Futebol (FMF) representada por Feizal Sidat e Hilário Madeira, presidente da Direcção Executiva e secretário-geral, respectivamente, atende a reuniões de trabalho a vários níveis com peritos da CAF.

 

Hoje (28/11) os emissários da FMF discutiram com a CAF vários projectos estruturantes e consolidaram as relações em prol do desenvolvimento do futebol moçambicano.

 

A organização do Campeonato Africano das Nações de Futebol de Praia 2022, em Vilankulo, foi um dos temas de discussão aprofundados, tendo ficado na agenda a realização de uma visita de inspecção por oficiais da CAF a Moçambique em finais de Fevereiro de 2022.



 

Por outro lado, a FMF colocou durante o encontro com Departamento de Competições da CAF a possibilidade de preparar uma candidatura para a organização do Campeonato Africano de Futsal em 2024 com a abertura do processo de submissão de candidaturas prevista para os próximos meses. Naquela discussão, o interesse que Moçambique foi muito acolhido pela CAF tendo em conta o desafio e prestígio para o país bem como da projecção do futsal moçambicano ao nível continental.

 

No que tange ao projecto do Campeonato Pan Africano de Futebol Escolar da CAF, ficou acordado que Moçambique será um dos países que irá implementar o projecto já em 2022 na sua fase nacional, com envolvimento de escolas públicas e privadas nos escalões de sub 16 (masculinos e femininos). A escola vencedora irá representar Moçambique ao nível internacional.

 

Outros temas também relevantes e discutidos ao pormenor com o Departamento de Desenvolvimento da CAF foi a organização dos próximos cursos de treinadores em Moçambique, tendo ficado definidos os passos subsequentes para a organização de cursos "A", "B" e "C", bem como cursos de reciclagem de nível “A” em Moçambique nos próximos meses.



 

Finalmente, foi abordado com o Departamento de Licenciamento de Clubes da CAF, o estado de implementação do sistema de Licenciamento de Clubes nas competições nacionais em Moçambique. A CAF reiterou a obrigatoriedade de implementação do sistema no Campeonato Nacional da I Divisão – Moçambola, sublinhado que o processo será online e que em caso de incumprimento, as federações nacionais poderão sofrer as sanções previstas.

 

FMF