Ainda vai-se correr mais!

A Selecção Nacional de Futebol, os Mambas, perdeu está tarde com a sua congénere do Reino do Eswatini por 1-0, em jogo de carácter particular, realizado no Campo da Associação Black Bulls, em Tchumene.

 

O jogo serviu para o seleccionador nacional, Chiquinho Conde, observar o grupo de trabalho antes de partir para a dupla jornada do Grupo-L de Qualificação para o CAN da Costa do Marfim. O primeiro com Ruanda, no próximo dia 2 de Junho, no FNB, na África do Sul e seis dias depois com Benin na casa do adversário.

 

Num jogo de observação, cada equipa interveniente fez-se ao relvado com as devidas cautelas para de forma gradual capitalizar o plano de organização do jogo.

 

Na primeira parte, viu-se do lado moçambicano muita circulação de bola a partir do seu meio campo, entretanto algum abrandando no último terço e mostrando alguma timidez para chegar à baliza contrária.

 

A turma do Eswatini, tentava sair em contra-ataques e passes longos pelas alas, mas quer Edmilson, na esquerda, quer Fidel na direita estavam à altura de impor a ordem. A etapa inicial terminaria sem abertura de contagem.

 

Na segunda parte, com muitas alterações de parte a parte, o combinado do Eswatini chegou ao golo aos 61 minutos por intermédio de Mkhontfa, de cabeça, na sequência de um pontapé de canto marcado da direita.

 

A reacção dos Mambas acontecia de forma esporádica contra um adversário que fez de tudo para não sofrer.

 

No cômputo geral, ficaram boas notas de alguns artistas que Chiquinho Conde convocou qual é o caso dos jovens José Jones Bonde "João" e Isac Carvalho, entre outros.


 

Não vamos baixar a cabeça

José Jones Bonde "João"

"Acredito que os golos que hoje não apareceram contra Eswatini virão nos próximos jogos. Jogamos aquilo que o treinador disse, de pé para pé. Como se sabe, cada treinador tem a sua estratégia, mas estamos cientes que vamos conseguir marcar através este processo de jogo. Portanto, não vamos baixar a cabeça por causa deste jogo com o Eswatini."


 

Vou dar o meu melhor

Isac Carvalho

"Foi mau resultado, porque não é o que queríamos. Mas este foi um jogo-treino focado na recuperação da equipa, tendo em conta que muitos jogaram no fim-de-semana o Moçambola. Penso que é a melhor equipa nacional dos últimos anos com bons jogadores no estrangeiro e outros no campeonato interno. Contra Ruanda vamos trabalhar para afastar os fantasmas do passado e pensar na vitória com máxima concentração."



Estou confiante neste grupo

Chiquinho Conde

"Primeiro agradecer a Liga Moçambique de Futebol e a Federação Moçambicana de Futebol por permitirem um trabalho em sintonia para esta campanha. O grupo ainda está incompleto, sendo que muitos jogadores que actuam fora estarão cá a partir do dia 28, casos de Zainadine Júnior, Reinildo Mandava, Gildo Vilanculos, Bruno Langa. O Clésio chega dia 25, o Ratifo já cá está e espero que com todo o grupo vamos montar a equipa com tranquilidade. Realçar que estamos a trabalhar com o grupo desde Novembro. O Dominguez, se estiver psicologica e fisicamente em condições, vai dar o seu contributo. Ele é um jogador com enorme capacidade."

 



Ficha do jogo

Jogo de carácter particular – Preparação da Qualificação ao CAN Costa do Marfim 2022

Moçambique 0-1 Eswatini

24/05/2022, Campo da Black Bulls, 15h00

Arbitragem: Simões Guambe, Venastâncio Cossa,Xadreque Cumbe e Jonas Chochota.

 

MOÇAMBIQUE: Ernani (Victor) Fidel (Infren) Chico (Foia), Martinho, Edmilson (Danito); Quaresma (Melven), Amadu (Nené), João, Salas (Maré), Melque e Telinho (Isac).

 

Treinador: Chiquinho Conde.

 

ESWATINI: Mathabela; Mkhonta, Tfwsla, Mhueanau, Mamba, Ngwenya, Matse, Mkhontfo, Ndzinisa, Magugula e Fanelo.

 

Treinador: Dominic Kunene

 

Golos: 0-1, Mkhontfa (61').

 

FMF