Qualif. Mundial 2026: "Mambas" Suplantam "Zebras" em Desafio Inaugural

Missão Cumprida: Mambas Alcançam Vitória na Estreia

 

Num confronto emocionante e equilibrado, a selecção de Moçambique, "Mambas", conquistou uma vitória crucial no desafio inaugural da qualificação para o Campeonato do Mundo FIFA 2026. O resultado de 3-2 sobre o Botswana reflecte a determinação e habilidade da equipa moçambicana num desafio que não foi fácil diante de um adversário aguerrido, jogando em casa com o apoio do seu público.

 

Apesar das contrariedades, como a lesão de Faisal Bangal nos instantes iniciais do jogo, a equipa mostrou resiliência e manteve o foco na missão.

 

O público viu as malhas balançarem cinco vezes, com a turma moçambicana a abrir o marcador aos 15 minutos por Clésio Baúque, o mesmo que selou a qualificação dos Mambas para o CAN 2023. Moçambique viria a ampliar a vantagem através de Ratifo à passagem do minuto 52 trazendo mais confiança na partida.

 

Entretanto, aos 74 minutos o Botswana reagiu por meio de Tlhalefang que reduziu a vantagem para 1-2. Imediatamente, Muiomo, aos 75 minutos reage para Moçambique e faz o 1-3. Viu-se um Botswana bastante activo com várias tentativas perdidas e numa delas surgiu o golo de Ngele, aos 85 minutos fixando o placar final.

 

Com esta vitória, Moçambique prepara-se para o próximo embate, enfrentando a selecção da Argélia no domingo, 19 de Novembro, às 15h00, no Estádio Nacional do Zimpeto, em Maputo. A expectativa é de mais emoções e um desempenho sólido por parte dos "Mambas", que buscam consolidar a vitória na caminhada ao Mundial.

 

 

FICHA TÉCNICA

 

Competição: Qualificação ao Mundial FIFA 2026, 1ª Jornada – Grupo G

 

Resultado: Botswana 2-3 Moçambique

 

BOTSWANA

 

11 Inicial: Kabelo Dambe (GR); Alford Velaphi; Kitso Mangolo; Mosha Gaolaolwe; Thatayaone Ditlhokwe (C), Godiraone Modingwane; Gape Mohutsiwa; Lebogang Ditsele; Tumisang Orebonye;  Segolame Boy; Thabanh Sesinyi.

 

Suplentes: Goitseone Phoko (GR); Keeagile Kgosipula (GR); Motsholetsi Sikele; Tebogo Kopelang; Thato Kebue; Gilbert Baruti; Mothusi Johnson; Thatayaone Kgamanyane; Kabelo Seakanyeng; Mogakolodi Ngele; Mothusi Cooper; Molaodi Thalefang.

Treinador: Didier Gomes Da Rosa

 

MOÇAMBIQUE

 

11 Inicial: Ernan Siluane (GR); Domingos Macandza; Feliciano Jone; Edmilson Dove; Bruno Langa; Amade Momade; Ricardo Guimarães; Elias Pelembe (C); Clésio Baúque; Gildo Vilanculos; Faisal Bangal.

 

Suplentes: Fazistêncio João (GR); Ivane Urrubal (G); Infren Matola;  David Malembana; Nelson Divrassone; Jonathan Muiomo; Stanley Ratifo; Stélio Ernesto; Mexer Sitóe; Lau King;  João Bonde;  Shaquille Nangy.

 

Treinador: Francisco Conde Júnior (Chiquinho Conde)

 

Arbitragem: Peter Kamaku; Gilbert Cheruiyote; Stephen Yiembe; Nyagrowa Dickens (Quénia).

 

Comissário: Nkusie Marie (Ruanda)

 

FMF