Presidente da FMF aponta novos avanços e apela rigor na prevenção à COVID-19

O presidente da Federação Moçambicana de Futebol (FMF), Feizal Sidat apontou hoje várias acções levadas a cabo pelo seu Executivo, no segundo trimestre, não obstante o contexto de adversidades provocadas pela pandemia viral da COVID-19.

 

O dirigente do órgão reitor do futebol nacional que falava na sua comunicação regular ao país, na sede social da FMF, abordou questões inerentes à administração, finanças, técnico, selecções nacionais, competições e licenciamento, projectos e infraestruturas, marketing, acordos e cooperação e responsabilidade social.

 

No que tange às selecções nacionais, o presidente da FMF destacou a qualificação de Moçambique para o Mundial de Futebol de praia, o quarto lugar da selecção olímpica no torneio COSAFA 2021, a boa prestação no torneio triangular com as congéneres de Eswatini e Lesotho e ainda os jogos amigáveis em futebol feminino com Eswatini.

Na vertente financeira, consta do referido balanço trimestral o pagamento do prémio de Vice-Campeão de África à Selecção Nacional de futebol de praia, a preparação de toda documentação e relatórios financeiros para Auditoria FIFA e seguimento e finalização com sucesso da Auditoria às contas da FMF pela FIFA.

 

Nas competições internas, o presidente da FMF referiu que está em curso um trabalho pelo gabinete técnico sobre o "caso" promoção e despromoção para o próximo Moçambola, na medida em que, este ano, poderá não se realizar os campeonatos provinciais por força da COVID-19. Segundo este dirigente, a FMF, através do gabinete técnico vai se pronunciar sobre este assunto.

 

Foi também destaque a realização de um curso de treinadores CAF "C" na Província de Maputo bem como a participação do director técnico em reuniões/workshops virtuais com a CAF nas áreas de cursos de Treinadores e também no Licenciamento de clubes.

 

Em relação às infraestruturas, há a destacar o início do projecto de colocação de relva sintética em três cidades, nomeadamente, Chimoio cujas obras já estão em curso, na Maxixe onde os trabalhos arrancam próximo dia 26 e em Xai-Xai, a partir do dia 30.

 

No âmbito da responsabilidade social, a FMF foi solidária às vítimas do terrorismo no norte de Cabo Delgado tendo oferecido diversos artigos entre produtos alimentares não perecíveis, vestuário, material desportivo e outros a alguns centros de deslocados em Nampula e Cabo Delgado.

 

FMF