Qualificação CAN 2023: Chiquinho trabalha, a partir de amanhã, com "todo arsenal"

A Selecção Nacional de Futebol AA - Mambas apresenta-se amanhã na potência máxima naquela que será a terceira sessão de preparação do embate da sexta jornada de qualificação ao CAN 2023, a ter lugar no Estádio Nacional do Zimpeto, às 15h00 do próximo sábado, diante do Benin.

 

No campo da Associação Black Bulls, em Tchumene, o seleccionador nacional Chiquinho Conde terá à disposição todos os jogadores convocados e um ambiente propício para definir a equipa e a estratégia para o jogo.

 

Hoje, mais três unidades oriundas do estrangeiro foram integradas ao grupo, designadamente Mexer, Ratifo e Jonathan, depois de Edmilson e Malembane na segunda-feira.

 

Paralelamente, o piso do Estádio Nacional do Zimpeto vai beneficiar, amanhã, de trabalhos de nivelamento e limpezas. Por outro lado, o local vai acolher o encontro multissetorial entre diversas partes intervenientes, indiretamente, no jogo, casos da Polícia da República de Moçambique (PRM), Cruz vermelha de Moçambique, Serviço Nacional de Salvação Pública (SENSAP), FMF, FPD, entre outros. Os ingressos para o público já estão à venda desde ontem aos preços de cem e duzentos meticais para as bancadas sol e sombra, respectivamente e três mil meticais para os camarotes VIP.

 

Caso de Moçambique consiga se qualificar será a sua quinta presença num Campeonato Africano das Nações, depois de Egipto (1986); África do Sul (1996); Burkina Faso (1998) e Angola (2010).

 

O CAN da Costa do Marfim vai decorrer entre 13 de Janeiro a 21 de Fevereiro de 2024 depois de inicialmente ter sido marcado para Junho deste ano, tendo sido adiado devido às condições climatéricas desfavoráveis na parte oeste do continente africano, caracterizadas por chuvas intensas.

 

Enquanto isso vive-se um ambiente de muito trabalho e optimismo no seio do grupo. Nas linhas abaixo, Muiomo, Siluane e Dominguês dão voz ao colectivo, ao lado do seleccionador nacional.

 

 


Encontrei um grupo fantástico e estou preparado para jogar

Jonathan Muiomo, médio (FC Carl Zeiss Jena, Alemanha)

"Esta é a primeira vez que vou treinar com a equipa, mas não é a minha primeira em Moçambique aonde já vim passar férias com minha família. Fui bem recebido, é um grupo fantástico, pude conversar ontem depois da chegada com alguns colegas durante as refeições e penso que ainda vamos conversar. Já mostraram algumas sessões de treinos e vou dar o meu melhor. Estou preparado desde a Alemanha para este jogo e tenho esperança que vamos qualificar."

 



 

Estamos motivados para garantir a nossa qualificação

Ernani Siluane, guarda-redes (UD Songo)

"A preparação está a correr muito bem; o grupo está motivado. Teoricamente parece fácil, mas o jogo será difícil e nem podemos arriscar e entrar a defender um empate. O adversário, por enquanto, não tem nada a perder pelo vai entrar a todo gás e nós temos que nos apresentar preparados para essa situação. Jogamos em casa, de tal forma que se não dá para ganhar, também não dá para perder. Entre os jogadores temos conversado bastante e o foco é vencer no jogo de sábado. Titular? Não, apenas sou uma das opções preparadas para entrar em jogo se o treinador assim o quiser".

 


 

Dominguez

Qualificação teria um sabor especial na minha carreira

"É um jogo muito importante e todos nós sabemos disso. Como viram, os trabalhos estão a iniciar e vamos tentar seguir as instruções do treinador para implementar no jogo do próximo sábado. É verdade que jogamos em nossa casa perante o nosso público, mas não vai ser fácil. Pessoalmente, a possível qualificação seria muito significante para mim, porque iria somar mais um CAN, antes de terminar a carreira".

 


 

Chiquinho Conde apela para se serenar os ânimos

"É sempre bom quando se inicia uma preparação para um jogo tão decisivo como este contra o Benin com muito ânimo. É um processo complexo porque nem todos os jogadores estão cá, apenas terei todo o grupo, a partir de amanhã, quarta-feira. Projectados cerca de quatro a seis treinos para incutir aquilo que são as nossas ideias sobre este jogo. Hoje estamos com doze jogadores e é com estes que vamos iniciar o trabalho. Dos que chegaram ontem treinam Malembane e Edmilson enquanto Mexer vai começar. Vamos treinar na ABB e no Estádio Nacional do Zimpeto. Espero que os jogadores estejam bem fisicamente, porque animicamente de certeza que estão aptos e todos eles querem a qualificação para o CAN. Portanto, estamos todos focados para a qualificação, tanto que para alguns jogadores poderá ser o último CAN das suas carreiras. De todas as formas, respeitamos o adversário. Sabemos que há um optimismo muito grande, mas é preciso serenar a ansiedade, para permitir a equipa jogar e divertir, mas com responsabilidade. Se há a pressão, isso é todos os dias, porque queremos sempre ganhar".

 

FMF