
COSAFA 2024: Não penso em troféus, diz Victor Matine
A selecção de Moçambique, sob a liderança de Victor Matine, assegurou esta terça-feira a qualificação para as meias-finais da 23ª edição da Taça COSAFA, ao derrotar o Botswana por 3-1 na terceira e última jornada do grupo "A". Dário Melo destacou-se, sendo eleito o melhor em campo pela segunda vez consecutiva, com um golo e duas assistências.
Victor Matine, seleccionador de Moçambique, mostrou-se satisfeito com o desempenho da sua equipa e deixou bem claras as suas intenções na competição: "O meu objectivo continua a ser potenciar os jogadores para poderem chegar à Selecção Nacional A. Não estou a pensar em troféus, mas pelo que estes jovens fizeram hoje, só posso estar feliz.”. Matine refere que o seu grupo é composto por jogadores humildes e tacticamente rigorosos. O técnico implementou uma nova estratégia, com três centrais, um meio-campo de cinco e dois avançados, para acompanhar as tendências evolutivas do futebol global e, por isso pontuou: “Estes jovens estão de parabéns e estou feliz por tê-los comigo. Por enquanto vamos celebrar, não nos vamos focar agora na final, mas se chegarmos é mérito nosso, pois estamos a trabalhar".
Por sua vez, Didier Gomes da Rosa, seleccionador do Botswana, reconheceu a superioridade de Moçambique: "Jogámos até onde pudemos. Fomos infelizes no segundo golo devido a um erro do guarda-redes, mas ele é jovem e tem um futuro promissor. A jogar com menos um, era evidente que teríamos dificuldades face à pressão do adversário. Moçambique ganhou bem e justamente este jogo".
Ao lado das Ilhas Comores, Moçambique avança com confiança para as meias-finais da competição, demonstrando um futebol evoluído e uma equipa bem preparada. A fase grupos termina amanhã com a disputa dos jogos do grupo “C” cujos resultados irão definir o primeiro classificado e o segundo melhor classificado de todos os grupos para formar o quarteto das meias-finais a serem disputadas no dia 5 de Julho, a partir das 15h00, no Nelson Mandela Bay Stadium.
FMF