Ferroviário de Maputo conquista Taça de Moçambique 2022

O Clube Ferroviário de Maputo (CFVM) volta às competições internacionais, nomeadamente Afrotaças mercê da conquista, este domingo, da Taça de Moçambique após vencer o Clube Ferroviário da Beira (CFVB) por 1-0, com um golo solitário de Jeitoso, na final disputada no Estádio Nacional do Zimpeto, em Maputo. O jogo marcou o encerramento oficial da época 2022.

 

Diga-se a bem da verdade desportiva que o CFVB foi um digno vencido, ou seja, "vendeu cara a derrota" tanto que também podia ter levado a melhor, mas tal não conheceu simplesmente porque o destino assim traçou.

 

No final do jogo, seguiu-se uma cerimónia de cor e som à grandeza do evento, incluindo fogo de artifício, tudo este espetáculo testemunhado por várias figuras do desporto nacional, em especial do futebol. Destaque para o Inspector Nacional do Desporto, Sidónio Chavisse em representação do Estado; Presidente da Federação Moçambicana de Futebol (FMF), Feizal Sidat e membros do seu executivo, os dirigentes dos dois clubes finalistas, da Associação de Futebol da Cidade de Maputo.

 

Um aparente equilíbrio e jogo aberto de parte a parte foi como as duas equipas se fizeram ao relvado, porém diferentes em termos estratégicos.

 

O CFVM a procurar circular a bola em todo o campo de pé para pé buscando servir os homens mais adiantados, enquanto o seu homólogo da Beira tentava trancar as investidas contrárias, a partir do meio-campo para investir nos contra-ataques rápidos.

 

Entretanto o jogo ficaria decidido aos 22 minutos, quando o CFVM viu a sua ligeira ascendência premiada com um golo de Jeitoso, num lance de insistência depois de um canto d esquerda.

 

O golo de Jeitoso trouxe alguma lucidez ao jogo quer para o CFVM que aumentou os seus índices de confiança, assim como para o CFVB que começou a reagir já vestido de "fato-macaco".

 

Nyirenda viu e sentiu que a sua equipa ainda era capaz de fazer algo melhor. Trocou Toure Poba por Leonel Carmelo e deu para Gervásio "cheirar a baliza" de Franque por alguns momentos deixando sinais de uma segunda parte mais interessante.

 

Sem mexidas durante o merecido repouso, as suas equipas voltaram, cada uma com "olhos" no seu objectivo. Aos cinco minutos, numa jogada da direita, Melven desvia de primeira, mas Franque esticou-se e evitou o pior. A seguir, noutro lance de insistência, foi Gervásio que surgiu da esquerda a cruzar com perigo mas sem efeito.

 

O CFVB parecia ter ligado as "turbinas" com uma sequência de lances ofensivos que só não deram, pelo menos, um em golo porque a defesa contrária "negou" categoricamente.

 

Tremia o CFVM diante de um homólogo beirense versátil, pecando na finalização.

 

João Chissano "puxou ar" e lançou Raul e Yude no palco e o golo perto de surgir, mas Mayenge tirou a bola quase no risco de golo.

 

Os derradeiros minutos foram de muita intensidade de parte a parte. No Ferroviário entrou Sebasten no lugar de Melven e no CVFM Nelson Nota entrou para o lugar do "capitão" Kito mas nada mudou o resultado e o CFVM voltava assim às competições internacionais sete anos depois.

 

 


FICHA DO JOGO

Final da Taça de Moçambique - 2022

Clube Ferroviário da Beira 0-1 Clube Ferroviário de Maputo

Estádio Nacional do Zimpeto | 16h30

 

Clube Ferroviário da Beira: César; Celso, Comissário, Gervásio, Melven; Toure (Leonel, 36'), Mayenge, Edson, Martins; Abass e Pepo

Treinador: Wedson Nyerenda (ZAM)

 

Clube Ferroviário de Maputo: Franque; Nelson, Jeitoso, Chico, Tununo (António, 90+2); Kito, Shaquile, Mapangane,  Chemane, Celso (Raul, 75'), Maxwell (Yude, 75').

Treinador João Chissano (MOZ)

 

GOLOS: 0-1, Jeitoso (22').

 

Árbitro: Celso Alvação coadjuvado; Venestâcio Cossa; Carlos Guambe; Ema Novo.

Disciplina: Cartão Amarelo para Celso  (CFVM) aos (63').

 

 

 

Falhamos na finalização

Wedson Nyirenda, treinador do Ferroviário da Beira

"Foi um jogo difícil no qual procuramos desde o início dar o nosso melhor para vencer, mas falhamos na finalização. Sofremos um golo que corremos atrás do prejuízo, mas não conseguimos. Vamos trabalhar para melhorar no próximo ano porquanto não se pode dizer nada, mas vamos ver no devido tempo sendo que a vontade é de melhorar cada vez mais a equipa."

 

 

 

Cumprimos com o pedido da Direcção

João Chissano, treinador do Maputo

Tenho sentimento de dever cumprido a um clube que me fez homem do desporto. Foi no Ferroviário de Maputo onde comecei a carreira de futebolística. Aliás, sou o que sou hoje graças a este clube por isso paguei uma parte da dívida. Igualmente, cumprimos com o pedido da Direção que era conquistar a Taça de Moçambique, uma vez que quando assumimos o comando da equipa já não era possível conquistar o título de campeão nacional. Para o ano vamos pedir a Direção do clube para reforçar a equipa em alguns sectores para poder entrar nas Afrotaças.

 

 


Encorajamos os clubes a trabalhar cada vez mais

Feizal Sidat, presidente da FMF

Queremos que os clubes continuem a trabalhar cada vez mais e melhor para a valorização do nosso futebol. Se isso acontecer, podemos ver o país representado de forma condigna nas competições internacionais, no caso vertente das Afrotaças, nomeadamente, Liga dos Campeões e Taça CAF. O ano foi positivo se anotamos a qualificação dos Mambas para CHAN, dos Sub-20 para o CAN e a realização do CAN de Futebol de Praia, em Vilankulo que apesar do quarto lugar a organização foi um sucesso.

 

FMF